24/06/2026
Jornal Capital»Notícias»Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

O projeto Águas de Oxalá realiza sua segunda edição em Samambaia, com encerramento previsto para o sábado (27) na Associação Papo de Mãe. O evento final contará com a Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé.

Antes da conclusão, a iniciativa passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. O projeto é idealizado e conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também conhecida como Doné Francys de Oyá.

A proposta reúne a comunidade em rituais de lavagem e ações formativas abertas ao público. As oficinas têm duração de 20 horas e turmas de 20 pessoas. Os conteúdos abordam o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições são feitas diretamente com Mãe Francys pelo telefone (61) 99560-1695.

O Águas de Oxalá também se apresenta como uma ação de resistência diante de episódios de intolerância religiosa no país. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

A realização conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →